Rotina de pele: Botanical Effects por Mary Kay

Sempre tive bastante sorte com a minha pele do rosto, mesmo nunca tendo cuidado dela como deveria. Não tive acne na adolescência, apenas a ocasional borbulha que ainda vou tendo, sempre em sítios maravilhosos e impossíveis de esconder – já cheguei ao ponto de ter 3 borbulhas alinhadas no centro do rosto: uma no queixo, uma na ponta do nariz e outra no centro da testa. Foi uma fase linda da minha vida, como podem imaginar.

Estes queixumes são, ainda assim, acompanhadas por uma grande gratidão. Embora a minha pele seja bastante sensível, não tenho problemas de oleosidade, pois tenho a pele bastante seca. Existem ainda outras coisinhas que devo confessar: eu não coloco creme, não uso tónico, não faço máscaras nem limpezas, nem sempre lavo o rosto com produtos adequados e, mais grave ainda… não utilizo protector solar. Não com regularidade, pelo menos – estúpida, eu sei, especialmente por ser a primeira a dizer a toda a gente para fazer isto tudo! Em casa de ferreiro…

Sim, eu tenho noção da importância de todos estes passos para proteger a pele das agresões do dia-a-dia e para cuidar dela decentemente. Mas eu sou fraca! Fraca, jovem e imprudente, pois tenho também noção das consequências que isto poderá ter na minha pele a longo prazo.

Pois que para combater esta minha irresponsabilidade, tenho agora uns amiguinhos novos, da Mary Kay. Estes amiguinhos ajudam-me a criar – e a manter – uma rotina que já deveria estar implementada há muito tempo, adequada ao meu tipo de pele.

img_3720-edit

Esta gama, a Botanical Effects, é desenvolvida através de extratos de plantas e frutas, tais como a Kanuka e a Goiaba, sendo portanto bastante natural. É adequada para peles normais a secas e peles sensíveis, sendo constituída por 4 produtos: um gel de limpeza, uma máscara/exfoliante, um tónico e um hidratante.

Nota: a gama foi alterada recentemente! O design está diferente, assim como alguns ingredientes e a própria oferta de produtos. Podem ver os novos produtos aqui, mas a minha opinião será relativa à gama antiga.

img_3724-edit

Gel de limpeza. Este produto é um gel (obrigada Capitão Óbvio) que limpa em profundidade sem grande esforço, removendo a maquilhagem e as impurezas. Costumo usar de manhã e/ou à noite, muitas vezes até no banho, para poupar tempo sem descurar a limpeza do rosto com um produto concebido para tal.

img_3722-edit

Máscara/exfoliante. Este produto pode ser utilizado como máscara, sob pele limpa e seca durante 10 minutos, ou como exfoliante. Eu faço 2 em 1: aplico na pele seca e massajo bem, pondo as partículas exfoliantes  a trabalhar, e depois deixo repousar durante 10min e retiro com água morna ou fria (se nao estiver no banho, uso sempre água fria, para poupar e porque faz bem à pele), idealmente 2 a 3 vezes por semana.

img_3725-edit

Tónico. Este produto ajuda a refrescar, acalmar e equilibrar a pele. Também complementa a limpeza – qualquer impureza que ainda esteja presente é eliminada com o tónico. Borrifo um disco de algodão e passo suavemente em todo o rosto.

img_3723-edit

Hidratante. Este creme é uma autêntica bomba de hidratação. É necessário muito menos do que se julga para cobrir todo o rosto e é super rico, deixando na pele uma autêntica camada espessa de frescura. Coloco (vá, tento) à noite e também de manhã. Para utilizar antes da maquilhagem, passo-o no rosto e só depois de vestir/pentear/tomar o pequeno-almoço é que me maquilho, para que a pele tenha tempo de absorver tudo.

O meu produto favorito é, sem dúvida, o hidratante. Não só é super potente como rende bastante, pois é necessário muito pouco produto em cada utilização. É fresco, tem uma textura óptima e um aroma delicioso e muito suave.

Já o que menos me diz é o tónico – talvez por não ter resultados tão visíveis a cada utilização, ainda é difícil para mim incluir este produto na minha rotina de pele.

Todos os produtos são isentos de corantes sintéticos e fragrância (eu cá sinto um cheirinho óptimo, especialmente no creme hidratante, mas não é o típico aroma perfumado e intenso de muitos cremes). O mais importante para mim é, na verdade, o facto de a marca não testar os seus ingredientes e produtos em animais, nem pedir a outras empresas que o façam.

Nota: a marca é vendida na China, o que implica sempre a realização de testes em animais por parte das entidades reguladoras. É a única questão que me deixa mais hesitante em relação à marca, e o que me fez demorar bastante tempo a experimentar (tema para outras núpicas).

As embalagens em que vêm os produtos merecem também uma atenção especial, uma vez que o cartão utilizado tem Certificação FSC e é 100% reciclável.

Se quiserem conhecer mais sobre os produtos e experimentá-los, podem contactar a Rita Silva, que gentilmente me ofereceu os produtos, através do e-mail ritasilva1974@gmail.com

E vocês, que cuidados têm com a vossa pele? Conhecem esta gama, ou a marca? Contem-me tudo.

Os produtos aqui mostrados foram-me oferecidos. A minha opinião é sempre imparcial e sincera.

Deixe uma Resposta

